Notícias

Naufrágio deixa mais de 70 mortos no Iraque

21/03/2019 - 16h52min

Atualizada em 21/03/2019 - 16h53min

Pelo menos 71 pessoas morreram nesta quinta-feira em um naufrágio de uma balsa no rio Tigre, em Mossul, no acidente mais letal no Iraque em anos, ocorrido em plena celebração da festa de Norouz, o ano novo curdo. Este acidente gerou comoção na cidade, que tinha retomado há pouco tempo as comemorações das festas como o Norouz e outras saídas familiares pelas margens do rio, após passar três anos sob controle dos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI).

Segundo o general Saad Maan, porta-voz do Ministério do Interior, entre as vítimas havia 19 crianças. Um balanço anterior do Ministério da Saúde registrou pelo menos 33 mulheres entre os mortos. Até agora, foram resgatados 55 sobreviventes, acrescentou o general Maan.

A embarcação transportava famílias e crianças que se dirigiam para um complexo turístico de Mossul, disse um funcionário que pediu anonimato. “O barco naufragou porque tinha muitos passageiros a bordo, mais de 100”, disse uma autoridade dos serviços de segurança em Mossul. O grupo atravessava o rio rumo aos parques onde as famílias fazem o tradicional piquenique pela festa de Norouz.

Após as chuvas significativas dos últimos dias, as autoridades abriram comportas para aliviar a pressão do nível do grande reservatório de Mossul e tinham alertado o público de que as margens do Tigre estavam mais perigosas com um nível de água mais elevado.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário