Conecte-se conosco

Notícias

Nova Petrópolis: policial aposentado está reconstruindo casa após incêndio

28/07/2020 - 10h29min

Seu Amandio espera construir a nova casa ainda em 2020 (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Há pouco mais de dois meses um grande incêndio destruiu completamente a casa e todos os pertences de Amandio Rodrigues de Moura, um policial aposentado de 57 anos. Agora, Seu Amandio trabalha para reconstruir um novo lar, mas no mesmo local, rua Professor Erwino Wedig, Vila Germânia.

A residência antiga era praticamente toda de madeira e, construída há mais de 30 anos, já estava muito velha e frágil. Um curto-circuito na rede elétrica fez com que tudo fosse consumido pelo fogo em questão de minutos. Agora, a nova casa será feita com tijolos e pedras grês. O local já está demarcado, mas as obras ainda não começaram pra valer devido ao tempo. “Acaba chovendo e isso dificulta pra iniciar a construção”, contou Amandio.

Doações de materiais

Contando com a ajuda da comunidade, o aposentado conseguiu a maior parte dos materiais para reconstruir a casa. Pilhas de tijolos estão no terreno esperando para serem erguidos. O que mais falta agora são britas, areia e cimento, que ainda podem ser doados a ele. Os móveis e roupas que perdeu em meio às chamas, o ex-policial também ganhou.

A esperança dele é que até o fim deste ano, a nova casa esteja de pé e ele possa estar morando nela. Até lá, vive em uma peça que fica atrás da antiga casa, onde antes era uma oficina de carro. “Graças a Deus que ainda tinha essa peça. As pessoas me ajudaram e ganhei muita coisa para recomeçar”, finalizou.

O incêndio

Tudo foi perdido entre as chamas (Créd.: Dário Gonçalves)

Era por volta das 22 horas de uma quinta-feira, 20 de maio, quando o incêndio começou. Amandio estava dentro de casa no momento, mas nada conseguiu salvar. E, mesmo na tentativa de apagar o fogo e não perder uma história que já durava três décadas, ele saiu somente com a roupa do corpo. Por sorte, também não se feriu, apenas ficou abalado por ver aquilo que havia conquistado durante sua vida, virar cinzas.

Em pouco mais de 10 minutos, tudo estava queimado. Quando os bombeiros chegaram, só puderam apagar o fogo e evitar que as chamas chegassem nas casas vizinhas. Dois botijões ainda foram retirados da casa, evitando um perigo ainda maior.

Interessados em fazer alguma doação, pode entrar em contato pelo fone (54) 99626-6065.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.