Notícias
Nova Petrópolis promove ações contra a violência à mulher
Nova Petrópolis – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) estão promovendo ações em prol da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A ação começou no dia 25 e segue até 10 de dezembro. A programação online ocorre no facebook da Prefeitura.
Nesta semana, materiais informativos foram distribuídos no comércio, Linha Brasil, e Vale do Caí. Na terça-feira, 1º, a advogada Aline Eggers falará sobre a história da mulher na sociedade, a evolução da legislação e os direitos das mulheres. O CAPS irá trabalhar a temática em um seminário teórico no dia 2 de dezembro. No dia 4, a psicóloga Nádia Bisch abordará assuntos como machismo, como nasce e o que é a violência contra a mulher e o que fazer para acabar com isso. E no dia 7, a advogada Morgana de Castro responderá as principais dúvidas sobre o assunto.
A coordenadora do CRAS, Dilneia da Silva, destaca que o combate à violência contra a mulher deve ser permanente, mas durante esses 16 dias a conscientização e disseminação de informações será maior. “Essa causa é de saúde pública. O lema da ação de 2020 resume o propósito da campanha: Ser mulher não deveria ser fator de risco!”.
Sobre a campanha
A campanha ocorre em todo o mundo de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e tem início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras.