Notícias

Operação conjunta busca prevenir casos de violência contra mulher em mais de 30 cidades do RS

20/03/2019 - 15h33min

Uma operação conjunta com objetivo de prevenir casos de violência contra a mulher é realizada nesta quarta-feira (20) em 34 cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. É a 3ª edição da Operação Integrada Metropolitana, da Secretaria de Segurança Pública. Participam cerca de 960 agentes e 375 viaturas.

O planejamento da operação identificou, por meio das ligações para o Disque-Denúncia 181, os casos de maior gravidade e necessidade de urgência para verificações.

Na operação, patrulhas Maria da Penha, da Brigada Militar, estão realizando visitas de acompanhamento de vítimas para avaliar a necessidade de medidas adicionais, além de orientar as mulheres quanto aos canais para denúncias e aos serviços de atendimento.

De acordo com a SSP, esse trabalho serve como instrumento de fundamentação para renovação ou de extinção das medidas protetivas ou da decretação da prisão preventiva dos agressores. Não está descartada a possibilidade de prisões em flagrante, conforme a necessidade da situação.

A operação mobiliza ainda os órgãos que formam a Rede de Proteção da Mulher, a Rede Lilás, na qual atuam equipes capacitadas para o enfrentamento da violência.

A Sala Lilás da DEAM de Porto Alegre conta, durante a operação, com o reforço de uma psicóloga da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que também vai atuar nos deslocamentos em eventuais prisões. Na Capital, equipes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) também atuam em regime de mutirão para realizar os atendimentos necessários.

O IGP também dispõe de uma Sala Lilás para receber vítimas que necessitam fazer exames de perícia física ou psíquica que auxiliem nas investigações, como informa a SSP.

Participam da operação outras forças de segurança, como Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (ETPC) da Capital e Vigilância Sanitária Estadual.

Diversas forças de segurança participam da operação na Região Metropolitana de Porto Alegre (Créditos: Polícia Civil/Divulgação)

Fonte: G1

Copyright© 2020 - Grupo o Diário