Notícias

Outono não diminuirá estragos causados pela estiagem na região

19/03/2020 - 09h37min

Região – A estação conhecida por todos por representar as folhas caídas e o frio se aproximando inicia exatamente às 18h58min desta sexta-feira, 20. O outono deverá ser marcado por pouca chuva, que não será suficiente para reverter o quadro de estiagem que assola a região.

Conforme o meteorologista Nilson Wolf, da Estação de Climatologia de Campo Bom, os prognósticos para outono, assim como para o restante do ano, lembram muito o final da década de 80. “Em 1988, a primeira semana de outono foi extremamente quente. E assim serão os próximos dias, com temperaturas acima dos 30 graus”, destacou.

Entretanto, engana-se quem pensa que ainda não dá para tirar os casacos e cobertas do armário. “Por outro lado, o frio começará a chegar em abril. O mês registrará temperaturas abaixo dos 10 graus”, prosseguiu.

Pouca chuva no outono

O quadro de estiagem, apesar da chegada de uma nova estação, não deverá mudar. Os prognósticos dão conta de tempo seco na Região Sul do Brasil, com maior precipitação na região norte do país. “A estiagem deve se agravar nesta estação, com chuvas abaixo da média nos três meses do outono. O quadro só deve melhorar mesmo no segundo semestre de 2020”, comentou Wolf. A estação segue até o dia 20 de junho, quando inicia o inverno.

“Março foi o mais seco em 35 anos”

A situação crítica da falta de chuva na região foi registrada também em março. Ainda segundo Nilson Wolf, até o momento, a precipitação foi de menos de 10 milímetros no mês o menor desde que a Estação de Campo Bom foi criada. “Antes, o menor acumulado foi de 25,8 mm em março de 1988, e a tendência é de que a precipitação fique bem abaixo deste número até o final no mês, pois não há novos prognósticos de chuva”, finalizou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário