Notícias
Paixão de família: hortencienses colecionam orquídeas há mais de 30 anos
São José do Hortêncio – Moradores do Campestre, Paulo Ricardo e Gabriel Gonçalves – pai e filho – há alguns anos vem cultivando uma paixão em comum: o plantio de orquídeas. Com mais de cem exemplares da planta, eles possuem uma coleção própria e também uma comercial.
Natural de Campo Bom, Paulo Ricardo passou a se interessar pelas flores admirando o apreço que sua mãe tinha por elas. Desta época, ele ainda guarda consigo, como herança, algo que simboliza o início desta paixão familiar: um vaso com orquídeas que possuem mais de 40 anos.
Gabriel, por consequência, acabou sendo incentivado pelo pai a contemplar o cultivo. Aos 21 anos, conta que tanto ele quanto seu pai possuem outras atividades profissionais durante a semana, mas que sempre conseguem encontrar um tempo para dar atenção as orquídeas que cultivam. Além do controle de pragas que precisa ser feito, cada espécie necessita de cuidados específicos, o que demanda paciência e conhecimento.
“Acompanhava toda a dedicação que meu pai tinha com as orquídeas, via ele participando de exposições com suas plantas, e isto acabou fazendo com que eu adquirisse certo gosto por elas também”.
Orquídeas premiadas
Cultivando orquídeas há 38 anos, antes de 2014 Paulo nunca havia participado de exposições com suas plantas. Isto mudou quando ele começou a fazer parte da Associação Orquidófila de Nova Petrópolis (ASONP).
Atualmente, as orquídeas da família Gonçalves participam de todas as exposições vinculadas a Federação Gaúcha de Orquidófilos que são realizadas durante o ano. Com classificações regionais, estaduais até mesmo nacionais, as plantas de Paulo e Gabriel costumam receber premiações por sua beleza.