Notícias
Petrobras prevê risco de falta de Diesel no país
País – A Petrobras avalia que a nova fórmula proposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o cálculo de preço para concessão de subsídios ao diesel pode trazer riscos de desabastecimento do combustível no Brasil. O programa foi criado em junho, como resultado da greve histórica de caminhoneiros.
A ANP definiu que uma nova fórmula seria estabelecida a partir de 31 de agosto. Durante audiência pública para discutir o novo cálculo proposto, o gerente-executivo de Marketing e Comercialização da Petrobras, Guilherme França, defendeu que se mantenha a atual metodologia de cálculo do subsídio.
Ao se inscreverem no programa, empresas precisam congelar os preços do diesel em patamares estipulados pelo governo, contando que serão ressarcidos em até R$ 0,30 por litro, dependendo das condições de mercado.
No entanto, a fórmula apresentada para vigorar a partir de 31 da agosto não foi bem recebida pelo mercado. A principal crítica é que o cálculo levaria a uma redução do preço de referência praticado atualmente, principalmente por não considerar custos de internalização de diesel importado e considerando apenas custos até o porto.