Conecte-se conosco

Notícias

Petrobras prevê risco de falta de Diesel no país

20/08/2018 - 11h38min

Atualizada em 20/08/2018 - 14h17min

País – A Petrobras avalia que a nova fórmula proposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o cálculo de preço para concessão de subsídios ao diesel pode trazer riscos de desabastecimento do combustível no Brasil. O programa foi criado em junho, como resultado da greve histórica de caminhoneiros.

A ANP definiu que uma nova fórmula seria estabelecida a partir de 31 de agosto. Durante audiência pública para discutir o novo cálculo proposto, o gerente-executivo de Marketing e Comercialização da Petrobras, Guilherme França, defendeu que se mantenha a atual metodologia de cálculo do subsídio.

Ao se inscreverem no programa, empresas precisam congelar os preços do diesel em patamares estipulados pelo governo, contando que serão ressarcidos em até R$ 0,30 por litro, dependendo das condições de mercado.

No entanto, a fórmula apresentada para vigorar a partir de 31 da agosto não foi bem recebida pelo mercado. A principal crítica é que o cálculo levaria a uma redução do preço de referência praticado atualmente, principalmente por não considerar custos de internalização de diesel importado e considerando apenas custos até o porto.

A agência pode levar em consideração as reclamações para a criação de uma resolução que vai regulamentar a metodologia do cálculo. Pelas regras implementadas pelo governo federal o programa de subsídio ao diesel deve durar até o final do ano.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.