Notícias
Santa Maria está com 621 casos confirmados de toxoplasmose
Santa Maria – O número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria chegou a 621. A última atualização apresenta 21 casos a mais do que o boletim anterior, de duas semanas atrás, quando o número era 594. O número foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 13, em um novo boletim organizado pelas autoridades em saúde. O surto de toxoplasmose foi confirmado em abril.
O número de casos suspeitos chegou a 1.486, sendo que 350 foram descartados. Um dos casos que chegou a ser suspeito e foi excluído é de um aborto em que a gestante estava com 21 semanas de gestação. Dos 350 suspeitos que foram descartados, 131 são mulheres grávidas. De casos notificados, o total é 1.786, sendo que 60 deles já foram excluídos e 515 seguem em investigação. Deste universo, 154 são gestantes, 14 de toxoplasmose congênita e 1 aborto investigado.
ORIGENS
As autoridades em saúde ainda não sabem, ao certo, a origem do surto na cidade. A água e as hortaliças figuram entre os principais suspeitos. Amostras de água seguem sendo analisadas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e as orientações de prevenção seguem as mesmas. Recentemente, o protozoário da toxoplasmose foi encontrado em uma caixa de água de uma casa, no Bairro Fátima, em Santa Maria. Na casa, dois moradores tiveram diagnóstico positivo para a doença. O DNA do protozoário, porém, é diferente do que foi encontrado em algumas gestantes da cidade.
Leia também:
Carro pega fogo na BR-116 em Morro Reuter
Hospital de Dois Irmãos tem um paciente internado com Gripe A