Notícias

Tarifa branca de energia elétrica será ampliada para mais consumidores em janeiro

28/12/2019 - 17h22min

Brasília – A partir de janeiro, praticamente todos os consumidores do país poderão optar pela chamada tarifa branca de energia elétrica, no qual o consumo é aferido de acordo com o dia e horário. A tarifa começou a ser aplicada para unidades cuja média consumida mensalmente era acima de 500 quilowatts-hora (kWh) em 2019 e acima de 250 kWh em 2019.

Nela, há três faixas de valores nos dias úteis: o horário de ponta (tarifa vermelha – mais cara), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia. O sistema é muito similar ao dos antigos pulsos telefônicos, em que a cobrança dependia do horário da discagem.

O governo alerta, porém, que a mudança para a tarifa branca pode encarecer a conta para aqueles consumidores que eventualmente utilizarem aparelhos elétricos de alto consumo, como chuveiro e ar-condicionado, no horário da faixa vermelha. No caso da RGE, o horário da faixa vermelha é entre 18h e 20h59, da faixa amarela entre 16h às 17h59 e 21h às 21h59 e da faixa verde, entre 22h às 15h59.

Nos feriados nacionais e finais de semana, sempre será considerado o horário fora de ponta (verde). Para formalizar a mudança para a tarifa branca, o consumidor deve procurar a concessionária a partir de janeiro. Será instalado um novo medidor de energia na residência, capaz de aferir o consumo nos diferentes dias e horários.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário