Notícias

Tradição no Esporte: Projeto Social Prata da Casa completa 25 anos em Dois Irmãos

14/03/2021 - 10h52min

O ex-goleiro profissional e atual coordenador do projeto, Marco Gallas, também foi cria do Clube União

Dois Irmãos – Um dos principais projetos de futebol da região completou 25 anos de fundação oficial na última semana. O primeiro treino realizado de forma organizada do Projeto Social Prata da Casa do Clube União foi no dia 1º de março de 1996. Desde então, a escolinha serviu de celeiro para vários atletas profissionais que atuam em clubes brasileiros.

De acordo com o coordenador Marco Gallas, que está há cerca de 15 anos no projeto, mais de 3 mil crianças e adolescentes já passaram pela escolinha nestes 25 anos. “Atualmente o Prata da Casa não tem tanto o viés de formação de atletas, mas sim o do convívio social entre as crianças que estão na escolinha. O foco é esta integração delas, dos pais e da comunidade”.

Gallas conta ainda que, antes da oficialização do Prata da Casa em 1996, ele mesmo passou pela então categoria de base do Clube União. A ideia de criar a escolinha se deu em função do auge do futebol amador da região na década de 1990, e um dos primeiros professores e fundadores do projeto foi Cláudio Mitchel Neis.

O Prata da Casa foi um dos primeiros projetos voltados como categoria de base, com treinos semanais, trabalhando as categorias de forma individual, e com orientação de profissionais da área. Atualmente a escolinha tem uma grande estrutura à disposição, com o campo do clube União, ginásio, campo de futebol sete e de futebol cinco. Os treinos estavam ocorrendo normalmente, atendendo todas as medidas de prevenção, até a região entrar na bandeira preta.

Atletas formados pelo projeto

Ao longo dos 25 anos, grandes atletas do futebol do Rio Grande do Sul surgiram ou passaram pelo Projeto Prata da Casa. Atualmente, um dos maiores nomes ligados ao clube é o de William Klaus, que surgiu no Juventude, foi empresado e adquirido pelo Internacional após uma grande atuação na Série B de 2017, e está jogando pelo Ceará desde o ano passado. Seu pai, Ademir Klaus, é o atual presidente do Clube União.

Outro atleta que surgiu na escolinha é Lucas Wingert, de 23 anos, que teve passagens pelo Novo Hamburgo e São Paulo de Rio Grande. O goleiro Carlão, que foi destaque e é ídolo do Ypiranga de Erechim em duas passagens pelo clube, também surgiu no projeto, assim como Pinho, o apelido de Fábio Kolling, filho de Geraldo Kolling, que teve passagens pelo Avenida, São Luiz de Ijuí e clubes da Europa.

O meia gremista vice-campeão da Copa do Brasil, Jean Pierre, também teve uma passagem pelo Projeto Prata da Casa. Em 2014, ele foi convidado a participar da Copa Cidade Verde de Três Coroas pelo Clube União. A equipe doisirmonense foi campeã do torneio, que teve o atual meia gremista como destaque do campeonato. Até hoje, Jean Pierre tem ligações com o clube, seus antigos colegas e com o município, visitante constantemente Dois Irmãos para rever os amigos.

Registro do time de nascidos em 92, 93 e 94, com William Klaus, o último agachado à direita

Equipe de nascidos em 88 e 89, com o goleiro Carlão, em pé, o penúltimo à direita

Time campeão da Copa Verde em 2014, com Jean Pierre, o último agachado no meio à esquerda

Copyright© 2020 - Grupo o Diário