Notícias
Transporte escolar com mudanças em Dois Irmãos
Dois Irmãos – O transporte para estudantes da rede municipal terá mudanças a partir de projeto de lei apreciado na Câmara de Vereadores. A iniciativa do Executivo foi aprovada por unanimidade e a partir de agora são adotados novos critérios para estipular quem possui direito ao benefício. Hoje ao invés da faixa etária será levada em conta a série em que o aluno está matriculado e a distância entre a residência e a escola. “A mudança beneficia a educação infantil, pré-escola (4 e 5 anos) e fundamental que é responsabilidade do município”, afirma a secretária de Educação, Denise Maldaner. De acordo com Denise, a distância mínima de concessão para crianças de 4 a 5 anos é de 800 metros da casa até a escola, a distância para os matriculados do 1º ao 5º é de 1.200 metros e aos estudantes matriculados do 6º ano em diante a distância é 1.500 metros.
Situações de periculosidade e atenção a estudantes de inclusão também são observadas com as novas normas. “Se esse aluno de inclusão tem alguém a menos distância, um acompanhamento (irmão ou irmã) pode estar junto com ele no ônibus. Essa pessoa ganha esse transporte. Isso é válido em caso de inclusão ou alguma outra doença comprovada com atestado ou laudo médico”, explica a secretária. Já quanto a periculosidade, são consideradas situação de risco, como por exemplo, a criança precisar atravessar a BR-116.
Ainda de acordo com a secretária, a situação do contraturno de escola conveniada já está contemplada no projeto. “As crianças de 4 a 5 anos já são transportadas, porém, com o novo contrato de contraturno, os alunos de 6 a 12 anos também passam a receber esse benefício das conveniadas”, acrescenta Denise. O projeto não faz nenhuma menção a parceria ou ajuda no transporte de estudantes de escolas estaduais de responsabilidade do Governo do Estado.