Conecte-se conosco

Notícias

Vereadora pede adequação da taxa de água ao consumo em Herval

30/05/2020 - 13h48min

Atualizada em 31/05/2020 - 10h38min

Rúbia Reisdorfer (PSDB) (FOTO: Cleiton Zimer)

Santa Maria do Herval – Na última sessão da Câmara de Vereadores, Rúbia Reisdorfer (PSDB) pediu que a taxa de água, especificamente a industrial, seja adequada à realidade do consumir, com valores menores correspondentes à média de consumo do cliente.

“A taxa industrial hoje é de R$ 435 e dá direito ao uso de 100 mil litros, mas a maioria não usa para esse valor e gostariam que baixassem ou, que se fizesse outra opção com valor bem inferior. A maior fica para quem utiliza essa quantidade”, disse.

Ela informou que já falou com a prefeita Mara Stoffel que, por sua vez, ficou de fazer uma reunião com os vereadores para acertar a questão. De acordo com a Prefeitura, uma reunião entre o Executivo e o Legislativo foi feita na sexta-feira, dia 29, e essa foi uma das questões debatidas.

Incentivo para economizar

A vereadora destaca que os empresários com os quais falou destacaram que poderiam construir cisternas para, por exemplo, juntar água da chuva e usar nos banheiros. “Mas para eles não é valido fazer isso, pois hoje estão gastando um terço da água à que tem direito pela taxa e, aí, fariam um investimento que não daria retorno financeiro para eles, somente economia de água para o município”, destacou Rúbia.

“Acho que é algo que temos que analisar o quanto antes, pois resolve a questão financeira dos empresários e, também, a falta de água do município”, concluiu a vereadora. Cleidir Arnold (MDB) destacou que também foi procurado pelos empresários sobre a questão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.