Notícias
Vereadora pede que seja criado um auxílio para prestadores de serviço em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A vereadora Rubia Reisdorfer (PSDB) encaminhou uma indicação ao Executivo pedindo que seja criado um programa de auxílio para prestadores de serviço que estão sem trabalhar devido à pandemia. “Um exemplo é o transporte escolar. No momento essas empresas estão tendo dificuldades para manter o quadro de funcionários”, disse, afirmando que isso se estende, também, para outros prestadores. “Gostaria que o Executivo analisasse isso, de dar um auxílio para que não aconteçam mais demissões”, apontou, destacando também que, dessa forma, quando tudo voltar “as empresas possam estar habilitadas para continuar”.
Rubia diz que esse plano foi adotado por diversos outros municípios “que tem utilizado parte dos recursos recebidos do Governo Federal para essa finalidade”. A indicação foi aprovada por unanimidade na última sessão da Câmara.
Bandeiras
O vereador Diego Lechner (PDT) destacou que a indicação é válida, mas que ela deve contemplar os prestadores de outros ramos. “Também já me procuraram”, afirmou.
Diego ainda afirma que há certa indignação por parte das bandeiras vigentes. “A cidade vizinha, Morro Reuter, está com bares abertos. Lá tem um óbito e estão funcionando. Aqui os bares não podem atuar”, disse. Ele destaca que o Executivo “está tentando fazer o máximo e a ordem vem de cima”.
Para o vereador, nesse caso, o prazo da atualização das bandeiras abre precedentes para que consumidores acabem indo até o município vizinho. “É o que estamos vendo. Nosso munícipe está indo para Morro Reuter, Gramado”, explicou.
“Muito justo”
O presidente da Câmara, Germando Seger (MDB), considerou a indicação “louvável”. Para ele, tem muitas empresas que tem despesas e funcionário parados e que precisa ser pagos. “Acho que é muito justo ajudar quem precisa. Não é que eles estão pedindo dinheiro emprestado, estão pedindo o adiantamento e depois é descontado de novo”, explicou.