Conecte-se conosco

Cadernos

Prefeita Mara: “nesse momento precisamos ter um olhar positivo diante de tudo”

11/05/2020 - 10h24min

Atualizada em 12/05/2020 - 10h30min

Mara Stoffel é a primeira prefeita de Santa Maria do Herval e, antes, foi a vereadora mais votada (FOTO: Cleiton Zimer)

Santa Maria do Herval – Primeira mulher a assumir o Executivo, a prefeita Mara Stoffel destaca que possui um amor muito grande pelo município. Como mulher, diz que se sentiu com uma grande responsabilidade. “Até porque no momento as mulheres estão começando a ter destaque dentro do contexto político, mas sou da opinião de que não existe essa coisa de gênero, de que um é melhor do que o outro. Acho que quando trabalhamos juntos é positivo para todos”, ressaltou, apesar de falar que de alguma forma existia um “pré-conceito” quando assumiu a Prefeitura. “Mas hoje lido com isso tranquilamente”, explicou.

Quanto às principais conquistas do município no seu governo, Mara destaca a aquisição da área de terra atrás da Prefeitura e a construção do Pavilhão do Produtor sobre ela. “Acho que isso foi o que mais impactou a população, mas temos tantos outros feitos que são muito positivos”, comentou a prefeita.

“Claro que eu queria ter feito muito mais, claro que sim. Mas também enfrentamos um momento de crise bem significativo em termos de economia e, termos conquistado o que temos para apresentar, dentro da nossa possibilidade, é uma grande vitória”, explicou Mara, dizendo que tinham muita coisa alinhada para esse ano porém, da mesma forma como todos, foram surpreendidos pelo Covid-19 e a estiagem.

Durante sua campanha e, após ser eleita, Mara disse que um dos objetivos era acabar com a divisão partidária no município. Ao ser questionada se conseguiu, a prefeita destaca que “existem forças internas e externas para que esses conflitos permaneçam. Mas quando eu olho em termos de população revertemos muita coisa”, disse ela, afirmando que procura fazer uma administração humilde, para que todos tenham acesso à Prefeitura.

Mara destaca que Santa Maria do Herval é “minha casa, meu bem maior. É uma pena que a gente não pode fazer a Kartoffelfest para comemorar o aniversário, mas diante da situação toda estamos dentro daquilo que é permitido”, disse.

Questionada sobre o futuro de Herval, diz que o município tem muito a crescer e que tem um grande potencial, “mas é uma pena tudo o que está acontecendo com o Covid-19 e a estiagem. Estamos andando com uma velocidade boa quanto ao turismo, mas agora já vamos começar a mudar um pouco as estratégias, para depois voltar”, lamentou.

Mara concluiu dizendo que “nesse momento precisamos ter um olhar positivo diante de tudo, acreditar no nosso potencial e que o tempo é nosso amigo diante desse contexto; tudo isso vai passar e que possamos, daqui para frente, estar sempre em coletividade, olhando uns pelos outros para que consigamos vencer, e vamos vencer, vamos mesmo. Tenho dentro de mim que não teremos nenhum caso do vírus em Herval”, disse.

Política no seio familiar

A prefeita Mara está na política há 33 anos. Já aos 18 anos se filiou a um partido e, somente em 2012 concorreu a um cargo político, sendo, na ocasião, a vereadora mais votada pelo PDT e, assim, assumiu a presidência no primeiro ano da legislatura. Quatro anos depois se candidatou à prefeita ao lado do seu vice Gilnei Capeletti, vencendo a corrida contra o ex-vice-prefeito Adriano Lechner.

Mara quando vereadora em 2012 (FOTO: arquivo pessoal)

Ela conta que a política possui um viés familiar para ela, tendo influência por parte de seu avô Willy Fernando Schaumloeffel que foi vereador de São Leopoldo e, também, seus tios.

Mara lembra que quando tinha 25 anos já havia sido convidada para concorrer à vereadora, porém, na época, optou por dar prioridade ao seu negócio particular e à família, pois tinha uma filha pequena. “Já em 2012 eu estava estável e com a família constituída. Acho que tem momentos na vida em que a gente preciso optar e lá, com 25 anos, eu optei pela família e depois me senti mais preparada”, explicou.

Quanto às próximas eleições, Mara destaca que possui interesse em se candidatar novamente, mas ressalta que “somente será real na hora da assinatura”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.