Conecte-se conosco

Cadernos

Uma doença silenciosa

29/11/2019 - 14h33min

Atualizada em 02/12/2019 - 14h35min

A consulta anual ao urologista é de suma importância para a prevenção do câncer de próstata, que é a principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão. Segundo o médico Urologista Dr. Elton Sanchotene, a melhor prevenção é o diagnóstico precoce feito pelo urologista através da dosagem de um exame de sangue (PSA) e do exame de toque retal.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o dignóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

O Câncer de Próstata, em sua fase inicial, é assintomático, por isso é tão importante a visita regular ao urologista para sua prevenção. A consulta deve ser anual. “Quando o paciente faz suas visitas regulares ao urologista para a prevenção do câncer de próstata, se este é diagnosticado, ele estará em uma fase inicial e sua chance de cura supera os 90%”, explica o médico Urologista Dr. Elton Sanchotene Como prevenir o câncer de próstata é uma das principais dúvidas dos pacientes.

Como prevenir

Você sabia que através de uma simples mudança de hábitos na alimentação conseguimos auxiliar nosso organismo a se proteger? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado. A ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer.

Alimentos recomendados

Estudos mostram que o licopeno, presente no tomate e na goiaba vermelha, por exemplo, pode contribuir com a redução de até 40% do risco de câncer de próstata em homens que consomem pelo menos cinco vezes por semana. Além disso, o chá verde também é um poderoso agente contra o câncer. Estudos demonstram que a bebida inibe o crescimento das células cancerígenas e agindo contra processos de angiogênese, o que reduz significativamente o desenvolvimento de tumores.

A cúrcuma também auxilia da angiogênese, impedindo o crescimento de células provenientes de tumores. Além de consumir esses alimentos específicos, é importante manter uma dieta equilibrada com o nutricionista e realizar atividades físicas regularmente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.