Variedades

Cia de Mulheres promove encontro entre artistas no Teatro de Arena

09/03/2020 - 10h00min

Atualizada em 09/03/2020 - 10h53min

Cia de Mulheres promove encontro entre artistas no Teatro de Arena (Créditos: Kátia Bressane/Divulgação/CP)

Dentro da programação da 3ª edição da Semana da Mulher, o Teatro de Arena (Avenida Borges de Medeiros, 835 – Escadaria do Viaduto) oferece atividades temáticas ao longo desta semana. Debates sobre direitos femininos e o papel das mulheres na arte serão realizados após apresentações artísticas. Nesta segunda-feira, a Cia de Mulheres promove um encontro entre artistas que trabalham em distintas áreas e têm como fio condutor as experiências em cena, com uma mostra de pesquisas e processos de escrita e dramaturgia. São pequenos solos onde cada uma fala de seus processos e técnicas e interpretam dramaturgias autorais em diversas linguagens como a atuação, a dança, o rap, a performance, a poesia e a música.

Este encontro de hoje abrange a criatividade em diversos, a partir das 20h. Em cena, a produção autoral das artistas Raquel Grabauska, Mirna Spritzer, Maria Albers, Daniele Zill, Suzane Cardoso, Aline Ferraz, Temis Nicolaidis, Anandreia Altamirano, Juçara Gaspar e da banda Minervas. Assinam a produção desta reunião do coletivo Juçara Gaspar, Raquel Grabauska e Kátia Bressane.

As atividades da Semana da Mulher promovidas por instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura seguem até a sexta-feira, com as intervenções culturais, sempre das 20h às 22h, com diferentes temáticas, no Teatro de Arena. Nesta terça, no mesmo horário e local, serão realizadas apresentações musicais de Blanca Queiroga, Regional de Choro & Samba, Valéria Barcellos, Mulheres do Samba Sul, além de Camila Lopez com um tributo a Elis Regina. A roda de conversa será mediada por Isabel Nogueira.

Dança e homenagem

Na quarta-feira, será o dia da dança; na quinta; dia da escrita e poesia; e na sexta-feira, do circo. No sábado, dia 14, ocorrem oficinas das 9h às 17h. Às 18h, uma feira precede o início do “Eva Diva”, festival feminista independente, às 19h. As criações presentes terão o objetivo de ressoar a luta pelo protagonismo feminino na política e na cultura.

Outro espaço, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959), também integra a programação. Hoje, às 13h30min, o museu presta homenagem às mulheres que dedicaram suas vidas ao compromisso de preservar a memória da comunicação gaúcha. E, no dia 13, às 14h, haverá roda de conversa com a temática “Mulheres, Comunicação e Assédio” e a presença das jornalistas Renata Medeiros e Iara Bendat.

No Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Margs (Praça da Alfândega, s/nº), amanhã haverá novo encontro, às 16h, sobre a mostra “Mulheres artistas: questões atuais – Interseccionalidade”. Este será o segundo encontro do mês (o terceiro será no dia 17). Estes encontros propõem uma reflexão sobre a necessidade de pensar em feminismos no plural e discutir questões pertinentes à condição das mulheres na atualidade. O ciclo ocorre no auditório do museu. As vagas são por ordem de chegada e limitadas a 60 lugares.

A Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), vai exibir e debater dois filmes: “Uma Mulher Fantástica”, no dia 17 de março, e “Estrelas além do tempo”, no dia 18 deste mês, sempre às 19h30min.

Fonte: Correio do Povo

Copyright© 2020 - Grupo o Diário