Variedades
Meditação é ferramenta de combate à ansiedade
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que tem o maior número de pessoas que sofrem de ansiedade no mundo: são 18,6 milhões de casos, o que representa 9,3% da população. A doença é coisa séria e requer tratamento adequado. No entanto, há algumas ferramentas que podem ajudar a lidar com o obstáculo: uma delas é a meditação. Segundo a médica ginecologista e professora de meditação certificada pelo Chopra Center, Bernadete Nonnenmacher, a técnica é um das mais eficientes maneiras no combate à ansiedade.
De acordo com a profissional, o ser humano apresenta uma mente hiperativa que está programada para ativar um modo de defesa, briga ou fuga. “Isso faz parte da história da humanidade, em que os seres tinham que estar sempre se defendendo ou fugindo de guerras, calamidades, momentos difíceis, defendendo suas vidas”, esclarece Bernadete. Esta reação automaticamente libera a química da ansiedade, o cortisol. É aí que a meditação entra como aliada. “Meditar permite que nós nos tornemos escolhedores de que tipo de reação teremos: guerra ou paz”, exemplifica.
Ainda não medita e quer começar? Confira algumas dicas para os iniciantes:
Participe de um grupo
Realizar a atividade com mais pessoas e principalmente no início, com a orientação de um professor, é uma forma de motivação.
Tenha disciplina
Não medite só em situações específicas. Os benefícios são muito maiores para quem pratica diariamente.
Pratique sempre no mesmo horário
Isso ajuda a tornar a atividade parte da rotina. Os momentos mais indicados para meditar são logo ao acordar e no final do dia, no pôr do sol.
Medite sentado
Como já temos o hábito de dormir deitados, a melhor posição para a meditação é estar sentado sem cruzar braços e pernas.
Use um mantra
O mantra auxilia a “espantar” outros pensamentos na hora da meditação e fazer com que fiquemos concentrados.
A meditação é um treino e só depois de alguma prática, surgem os resultados. “Meditar nos prepara para que, quando na vida real surgirem os desafios, nós possamos escolher não entrar no adversidade e sim sair dela com facilidade. Ela nos ajuda a ter uma vida mais fácil e feliz, harmoniosa e criativa expandindo a nossa consciência”, destaca.
Fonte: Bella Mais/Correio do Povo