Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit: descanso merecido

10/01/2022 - 05h50min

Atualizada em 10/01/2022 - 10h08min

Raul Petry – [email protected]

 

Terminaram ontem os 10 dias de recesso, depois de mais de 400 horas de exercícios, grande parte feitos percorrendo 1.500 quilômetros de caminhadas. Quando você inverte os objetivos de vida, tudo fica mais fácil. Um novo estilo de vida, que inclui caminhadas e exercícios físicos acabam prevalecendo. Quando você para de fazer isso apenas por 10 dias, logo vem a vontade de voltar a rotina anterior. Afinal, foi um ano inteiro de caminhadas, academia, o que gerou doses cavalares de endorfina provocando um prazer que antes não se tinha. Em vez de ficar pesado, lerdo, inativo, sedentário, com uma sensação no inconsciente de culpa, você passa a estar ativo, movimentando o corpo e feliz, sempre com a sensação presente do dever cumprido. Aí se invertem os papéis. Quando na média aquela uma hora movimentando o corpo não acontece, logo vem a sensação de perda, de falta de alguma coisa. No começo é difícil, mas logo você se acostuma ao novo estilo de vida.

Do dia 30 ao dia 8 tentei esquecer meu novo estilo de vida, voltando ao dia a dia anterior, de atividade física, sim, mas com nenhum regramento. Ou seja, a gente fazia, mas quando dava na telha. Podia se um, dois, três, quatro, cinco dias por semana. Ou até mesmo nenhum. Isto acaba te exasperando, porque você não sabe para onde vai, nem para onde quer ir. Primeiramente você precisa saber para onde quer ir, para então ir até lá. Foi o que fiz no ano passado. Passei da conta porque levei a sério o objetivo de uma hora de exercício por dia. Passei 43 horas da conta porque incluí um segundo objetivo, o de fazer 1.500 km em 2021. Fiz e me sinto tremendamente realizado e feliz. A pior dívida que um sujeito pode ter é consigo mesmo.

Ontem voltei à ativa e um dos objetivos é fazer 2.000 km a pé. Os primeiros 10 já fiz por Ivoti mesmo. Mas vai ter mais. Sinto que posso muito mais, sem afetar minha capacidade física e vou me sentir mais realizado fazendo este pouco a mais. O ano passado mostrou que isto é possível e mais prazeroso ainda. Nunca pensei que um dia ia acontecer isto comigo. Não era regrado como a maioria das pessoas e agora sou. Tente fazer o mesmo.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.