Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: tudo, colaboração, seleção, lei

17/11/2021 - 06h00min

Atualizada em 17/11/2021 - 10h56min

Panela Pressão

 

Raul Petry – [email protected]

 

TUDO

Esta coluna diária se presta para tudo, literalmente para tudo, desde denúncias de corrupção até tópicos inteiros dedicados aquelas pessoas que merecem ser elogiadas. Ela se presta também para lutar pelo desenvolvimento de Ivoti, pela inconformidade com as coisas que não andam no serviço público, contra a inoperância com que o Poder Legislativo se comporta, limitando-se a muito pouco quando coisas maiores podem ser conseguidas se os vereadores tivessem mais comprometimento com as coisas do município. Não se precisa deixar tudo para o prefeito decidir, mesmo que a atribuição do chefe do Executivo seja essa.

COLABORAÇÃO

Os vereadores podem colaborar e muito. Vejam agora o projeto Ivoti100. Ele foi concebido pela sociedade e está sendo levado adiante pela mesma sociedade. Ao fim e ao cabo os vereadores vão receber o material pronto e terão que apenas dizer sim ou não. Para isto eles foram eleitos. No entanto, foram eleitos para muito mais e não só para isso. Receber o material pronto e se limitar a votar sim ou não, é, de certa forma. Se eximir de responsabilidades que o povo espera deles. Tinha um vereador num município vizinho que nem sabia o que estava votando. Uma noite deu o voto esdrúxulo, contrário ao que os seus pares queriam e aí descobriram que havia votado o projeto errado. Simplesmente não sabia o que estava fazendo. Estas coisas continuam acontecendo hoje e até mesmo aqui em Ivoti. É o ônus da democracia. Os vereadores foram eleitos democraticamente e não há o que fazer.

SELEÇÃO

A menos que se exija um mínimo de qualificação para cargos eletivos. Dirão que a oportunidade tem que ser dada para todos. Para ser presidente da República o candidato só precisa saber ler e escrever. Isso é verdade e não tem o que fazer. Para ser um simples diretor da Autarquia da Água o sujeito tem que ter curso superior. Para ser prefeito não. Um semianalfabeto que venha a ser eleito prefeito terá a incumbência de escolher um diretor para a Água. Ou seja, um eventual semianalfabeto tem que escolher alguém com curso superior para colocar à frente da água. Deveria, no mínimo, ser o contrário. Essa da água foi uma lei feita politicamente para o prefeito da época colocar um “protegido” seu. Aí a Câmara vai lá e aprova um troço desses. Porque curso superior para a Água se nem o secretário da Fazenda ou da Saúde é obrigado a ter formação superior. Como os vereadores aprovaram um troço tão ridículo desses. Não tinha uma única alma viva ali dentro na época para dizer que, ou é para todos, ou para ninguém. Ou se exige o curso superior para todos os secretários ou para nenhum deles, nem para o diretor da Autarquia. Que nada, passou batido.

LEI

A Ivoti100 está aí para mostrar que podemos democraticamente fazer algo de bom para o município sem a interveniência do poder público, embora o atual prefeito assine embaixo em tudo que está sendo feito e os vereadores depois também. Mas precisamos de uma única lei que falta para darmos o salto de qualidade que nos falta. Assunto para outro dia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.