Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Anvisa emite alerta sobre primeira infecção por superfungo no país

09/12/2020 - 17h59min

Atualizada em 09/12/2020 - 18h02min

(Foto: Wikimedia Commons)

País – Na última terça-feira, 08, a Anvisa emitiu um alerta sobre a chegada do fungo Candida auris ao país. A notificação foi feita pois um homem – internado por Covid-19 em um hospital da Bahia – foi infectado pela patologia, também conhecida como “superfungo”.

Com o primeiro caso no mundo diagnosticado em 2009 e, desde então, já tendo infectado pessoas em mais de 30 países, no Brasil está é a primeira vez em que ele é detectado. A preocupação em relação a ele se dá pelo fato de ser um fungo extremamente resistente a medicamentos como antibióticos e antifúngicos e altamente responsável por infecções hospitalares.

Com uma taxa de mortalidade que chega a 39% e um fácil alastramento, o fungo Candida auris também tem dificuldade em ser identificado no organismo humano e, por isto, em alguns casos é confundido com outras infecções e tratado de forma errada. A amostra de material recolhida do homem ainda está em análise e passando por outros exames, no entanto, o alerta da Anvisa está mantido.

Como a preocupação maior é com ambientes hospitalares, a Anvisa recomenda que haja um reforço da vigilância laboratorial do fungo em todos os serviços de saúde do país, ainda destacando a necessidade de serem adotadas outras medidas de controle e prevenção para evitar um surto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.