Conecte-se conosco

Esporte

Atleta do RS se torna segunda melhor brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno

13/02/2022 - 15h42min

Gaúcha, Nicole Silveira teve segundo melhor resultado brasileiro nos Jogos de Inverno — Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Estado- A atleta brasileira Nicole Silveira, natural de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, conquistou, neste sábado (12), a segunda melhor marca da história do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. O país participa da competição desde Albertville 1992.

Nicole é a primeira representante do Brasil no skeleton em Pequim 2022. Ela ficou com a 13ª colocação no Centro de Esportes de Pista de Yanqing, só 2s86 atrás da campeã olímpica Hannah Neise, da Alemanha.

No skeleton, a atleta se lança em um trenó e desce de cabeça uma pista de gelo. Ela faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

Na terceira descida da competição, neste sábado, Nicole perdeu uma posição em relação à 14ª que tinha após as duas primeiras descidas. No entanto, ela se recuperou na quarta.

O que torna o feito de Nicole ainda mais impressionante é que ela começou a praticar o esporte só há cerca de quatro anos.

“Eu e o meu treinador, a gente conversou, e se ele tivesse me dito no primeiro ano que eu comecei que o objetivo era chegar nas olimpíadas, que eu teria terminado em 13º, na frente de grandes nomes, eu não iria acreditar. O que eu vi aqui é que eu tenho potencial, mas muito a aprender”, disse Nicole, animada para as próximas temporadas.

“Já quero começar de novo”, brinca.

Nicole Silveira se classificou para os Jogos Olímpicos de Pequim com cinco medalhas de ouro na Copa América — Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Nicole Silveira se classificou para os Jogos Olímpicos de Pequim com cinco medalhas de ouro na Copa América — Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Até chegar aos jogos deste ano, Nicole obteve cinco medalhas de ouro na Copa América e outro ouro e dois bronzes na Copa Intercontinental.

Já no top 20 no Campeonato Mundial no início de 2021, ela foi oitava colocada no evento-teste em Yanqing e campeã da Copa América sem disputar as últimas etapas. A brasileira então se testou contra as melhores do mundo na Copa do Mundo e conquistou uma nona colocação em Altenberg, na Alemanha, em dezembro de 2021, antes de Pequim 2022.

Histórico brasileiro nos jogos de inverno

No snowboard cross, Isabel Clark Ribeiro foi nona colocada em Turim 2006 (melhor marca brasileira), 19ª em Vancouver 2010 e 14ª em Sochi 2014.

As únicas outras atletas brasileiras que terminaram no top 20 nos Jogos de Inverno foram as bobsledders Fabiana Santos e Sally Mayara da Silva, cuja dupla foi 19ª em Sochi 2014. Portanto, Nicole é dona do melhor resultado brasileiro em esportes de gelo.

Fonte: G1

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.