Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

INJÚRIA NA SERRA – Ca-Ju tem caso de racismo antes da partida e prisão de torcedor do Juventude

27/02/2022 - 09h44min

Além do 0 a 0 dentro de campo, o clássico Ca-Ju deste sábado (26) foi marcado por cenas lamentáveis nas arquibancadas do Estádio Alfredo Jaconi. Antes mesmo de a bola rolar entre Juventude e Caxias, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho, os incidentes já eram registrados.

Durante o aquecimento do time do Caxias, um torcedor do Juventude cometeu um ato de racismo ao chamar o zagueiro Erik de “macaco”. O jogador grená identificou o agressor, que foi retirado da arquibancada pela segurança do estádio e encaminhado pela Brigada Militar para o Juizado Especial Criminal (Jecrim). Os presidentes dos dois clubes acompanharam a ação, assim como funcionários dos times, que auxiliaram na identificação do jovem.

O zagueiro grená registrou o Boletim de Ocorrência, mas não quis aplicar o flagrante. O presidente do Caxias, Paulo César Santos, explicou ao final da partida o posicionamento e a decisão do jogador.

— Imediatamente, quando foi detectado o caso de injúria racial, fomos juntos, inclusive com o presidente do Juventude, identificar o torcedor. A segurança agiu rápido e outros torcedores do Juventude também ajudaram a identificar esse rapaz. Conversamos (com o Erik), colocamos o Caxias e o departamento jurídico à disposição, e estive ao lado do atleta a todo o momento – explicou Paulo César, relatando o momento da realização do boletim de ocorrência por Erik no intervalo da partida:

— Numa ação nobre do nosso atleta Erik, que vale ressaltar a sua grandeza como pessoa, ele prontamente entendeu a situação do jovem, e colocou que sua família sempre o ensinou a dar uma segunda chance. Esse jovem (torcedor) tem muito que aprender, e aí foi registrado (o BO), mas não foi dada voz de prisão.

Além deste caso, uma torcedora foi retirada da arquibancada do Jaconi por uma situação de desordem, assinou termo circunstanciado e precisou deixar o estádio. Por fim, encerrando a lamentável tarde nas arquibancadas, durante o intervalo da partida, torcedores de Caxias e Juventude tentaram forçar a grade que separava os adeptos de cada equipe e a Brigada Militar precisou intervir para separar.

A saída da torcida do Caxias, ao final do jogo, foi considerada tranquila e sem incidentes. Porém, o Juventude identificou um cenário de depredação nos banheiros à disposição no setor de visitantes.

Fonte: GZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.