Conecte-se conosco

Notícias

Leite anuncia plano para retorno gradual das aulas

27/05/2020 - 19h02min

Eduardo Leite acredita no retorno gradual das atividades escolares e ainda não dá prazos para retorno efetivo

O governador Eduardo Leite anunciou nesta quarta-feira, 27, que o retorno das atividades escolares no Estado irá ocorrer de forma remota a partir do dia 1º de junho, para as instituições públicas e privadas de ensino. As aulas estavam suspensas desde 13 de março, embora muitas instituições privadas já atuem com a modalidade de ensino à distância.

Leite destacou que “por ora a prioridade é fortalecer as aulas remotas e a aprendizagem em casa”, citando o modelo de retomada que irá ocorrer por etapas. Entre cada fase haverá um período de 15 dias que, segundo o governador, servirá para “analisar o sucesso da fase anterior”.

A plataforma escolhida para a aplicação das atividades remotas é a “Google for Education”. Serão criadas em torno de 37 mil salas de aula virtuais.  Um protocolo de saúde específico para o retorno das aulas está sendo organizado pelo governo do RS para entrar em vigor quando as aulas presenciais iniciarem. Conforme o governador, elas retornam “mais adiante”, e a “Etapa 2” deverá ser anunciada no dia 15 de junho, com atividades a partir de 1º de julho.

A volta prioritária do ensino médio também não está descartada dos possíveis cenários, que serão definidos de acordo com a análise do controle da pandemia no Estado. Independente da escolha, Eduardo Leite ressaltou que orienta que “as crianças permanecem em casa”, caso possível, mesmo com o retorno da rede infantil de ensino. De acordo com o planejamento do governo, o retorno integral de todos os níveis de ensino deve ocorrer apenas no mês de setembro.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.